30 de set de 2008

George Bush x René Magritte

Na semana passada o presidente americano George W. Bush fez um discurso na ONU e ao invés de falar sobre a crise econômica mundial puxada principalmente pelos EUA, preferiu de novo bater na tecla do combate ao terrorismo.

Até o Lula reclamou que Bush deveria ter dado mais atenção à situação da economia, que nessa semana piorou ainda mais. No dia seguinte ao pronunciamento nas Nações Unidas a Folha de S. Paulo publicou em sua capa uma foto curiosa, que eles legendaram como “De Costas Para a Crise”:

foto: Mike Segar/Reuters

Não sei se foi a intenção do fotógrafo, mas quando bati os olhos nessa foto do Bush achei que ela "conversa" com a seguinte pintura do genial pintor surrealista René Magritte:

"La Reproduction Interdite" (1937)

E você, o que acha?

29 de set de 2008

Travesseiros contra ejaculação precoce

Propagandas criadas por uma agência da Nova Zelândia para uma marca de camisinha que retarda a ejaculção.

Clique nas fotos para ver melhor:





28 de set de 2008

Tá com pressa? Vá de bike!

O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França em 1997 e desde então é realizado em várias cidades do mundo, sempre nos dias 22 de setembro. É uma maneira de incentivar as pessoas a não usarem seus sonhos de consumo em prol da harmonia pública, nem que seja apenas por um dia.

E para mostrar e comprovar com números quais meios de transporte são mais eficientes, menos poluentes e mais baratos, é realizado o Desafio Intermodal que ocorre em São Paulo há três anos. Pessoas utilizando diferentes tipos de locomoção partem ao mesmo tempo do bairro do Brooklin com destino à prefeitura, no centro. E na hora do rush.

O resultado do desafio de 2008 foi:
  1. Bicicleta: 36 minutos (de graça e sem poluir!)
  2. Moto: 1h04'
  3. Trem + Metrô: 1h41'
  4. Ônibus: 1h51'
  5. Carro: 1h51'
  6. Pedestre: 2h13'
  7. Ônibus + Metrô: 2h40'
Ou seja, há outras alternativas ao individualista automóvel. Mas as pessoas continuam comprando mais e mais carros, se fechando para o mundo lá fora e enchendo o planeta de fumaça. Solitários motorizados ocupam muito espaço nas ruas e todos saem prejudicados.

Recomendo o documentário "Sociedade do Automóvel". O vídeo é longo, mas vale a pena. Precisamos perceber como somos dependentes de um símbolo de status que é cada vez mais um tiro no pé da cidade inteira.

Veja aqui:



Veja aqui também:
+ Pedaladas Peladas na Paulista

25 de set de 2008

"Torres Gemelas": a Homenagem Terrorista

O atentado terrorista contra as torres gêmeas do World Trade Center foi um acontecimento histórico que chocou o mundo inteiro em proporções cinematográficas.

E lá no Equador, um rapaz chamado Delfin Quishpe resolveu fazer uma homenagem a todos os atingidos pelo ataque, especialmente seu "amorzito".

A música e o videoclipe "Torres Gemelas":



Emoção à flor da pele através de sua melodia profunda, uma chocante mistura de techno trash com música andina. Sem falar na poesia de sua letra impactante.

Reparem nas cenas em que ele é inserido digitalmente sobre as imagens do fatídico 11/09/2001 e em sua interpretação convincente, digna de alunos do Wolf Maia.

O trabalho de captação e edição também merece destaque, além de seu exuberante figurino.

A pergunta é: isso é uma homenagem ou outro atentado?

Conheça também a versão punk, feita pela banda argentina P2 Sound System:



E a versão remix:

16 de set de 2008

Tarja Preta - Vício é Uma Droga

Meu primeiro trabalho audiovisual da faculdade foi um curta, que de acordo com as regras dos professores deveria abordar o assunto "Drogas" e não conter diálogos.

Foi um desafio para todos os novatos grupos do 1º ano de Rádio e TV, que tiveram que se virar para abordar esse assunto manjadíssimo e ainda sem usar palavras faladas.

Apesar da minha total falta de experiência, eu estava muito empolgado por ter acabado de entrar no mundinho universitário e por ter a oportunidade de passar uma mensagem em forma de vídeo e ainda aprender com isso.

Contando com a ajuda dos amigos, tentei mostrar um outro ângulo sobre o tema, já que a maioria dos vídeos sobre drogas costuma ter abordagens muitas vezes parecidas.

Veja aqui:




Claro que a qualidade do vídeo é discutível por conta da minha falta de noção de câmera, edição e tudo mais; mas fiz o possível na época para fazer algo minimamente legal.

10 de set de 2008

Testes e mais testes

Nunca gostei muito dessa história de teste de revista. Coisa chata que acontece em todo tipo de publicação. Das óbvias dedicadas à pré-adolescentes, masculinas, sobre ciência, carros, até as famosas semanais.

"Teste: você é estressado?" Sei lá, cara! Conta aí algumas coisas sobre stress... mostre gráficos, dados, histórias! Senão eu vou ficar mesmo estressado por ter que ficar lendo um monte de alternativas, pensar em cada uma delas, riscar uma opção (pô, caneta?), fazer contas, correr páginas, entender o resultado, etc! Tudo pra chegar à conclusões que são óbvias ou subjetivas demais...

Se eu quisesse resolver charadas eu comprava uma revista "Diretas Passatempo Crânio Extra", pô!

E não faz muita diferença o conteúdo dos testes. Costumo achar todos "páginas viradas" na minha leitura não importa quanto tempo vago eu tenha disponível. Pode ser um inocente "Você sabe usar seu tempo?" na Veja, ou um alienante "Você é pegável?" na Capricho.

Até acho que alguns testes são úteis. Mas definitivamente não tenho paciência com eles quando estou lendo uma publicação impressa. A internet pelo menos deixa os testes menos chatos, porque tudo fica mais ágil, claro e prático. Com os cliques você já muda de opção e a soma dos pontos é automática. Quando o assunto é curioso e bem ilustrado até pode ser útil.

Como por exemplo esse esquisito teste do portal G1, recomendável para o Ronaldo "Fenômeno" ou para quem sai na night com "critério frouxo" . Clique na foto para participar, mas lembre-se que a vida é cheia de armadilhas:


E aí, quantos pontos você fez?

Veja aqui também:
+ Escândalos Sexuais Existem Em Todos Locais

3 de set de 2008

Buscas Muito Loucas

Ter um blog é legal por vários motivos. Como a possibilidade de reunir idéias, opiniões, textos, música, vídeos, tudo num só endereço. E além dos amigos, qualquer pessoa de todo canto do mundo pode ter acesso ao que você publica.

Desconhecidos chegam ao blog das mais diferentes formas, mas com certeza a maior fonte de visitas é o "onisciente" Google, pai de todas as respostas. É divertidíssimo descobrir quais buscas as pessoas fazem para chegar ao blog. Tem pérolas de todo tipo. O povo procura as mais diferentes expressões que acabam entrando nos cálculos do Google e virando clique.

E não são palavras como "problema", "tolo", "problema tolo", "blog rodolfo"... são coisas que muitas vezes nem têm a ver com os textos do blog. Tem gente que digita pedidos, perguntas, dúvidas, frases, esperando que o Google responda como se fosse um guru ou algo do tipo. E não querem pensar quando lêem os resultados. Clicam afoitos nos primeiros que aparecem na ânsia de encontrar exatamente o que procuraram de forma imediata.

Arte: Albert Piauí

Qualquer um pode ter acesso a essas informações. É só clicar no número de visistantes lá embaixo, na coluna da direita do blog. Depois dar um clique em "By Referrals" no menu da esquerda. Daí é só ler as buscas mais recentes.

Como a Fernanda Guimarães faz no blog "Sem Dúvida", vou publicar algumas buscas para diversão geral. Detalhe: as expressões abaixo são exatamente o que escreveram no Google:

"nao sei o que quero"
- Não é uma maneira genial de fazer uma busca no Google?

"tatoo borboleta assombrada"
- O que seria uma "borboleta assombrada"?

"graffitis a dizer diogo"
- será que o cara tava procurando desenhos grafitados nos muros da cidade, com o nome Diogo escrito em balões estilo gibi da Mônica?

"passado de maluf"
- Minha nossa! Tem certeza que quer fuçar nisso mesmo?

"eu quero que repita a cena da turma do didi"
- Ah, você quer é? Mas já que você quer e fez o pedido ao Google, podia dizer também QUAL cena você queria, né?

"o que quero da vida"
- Sei que as pessoas buscam todo tipo de coisa e o Google acha, mas esse infeliz tentou descobrir o que queria da vida e acabou indo parar no meu blog! Será que achou?

"quem mata sem grama de maconha ou um março de cigarro"
- "SEM" grama? "MARÇO" de cigarro? Se o lance for matar aula, você ganha!

"Como fazer com a ex mulher que me enche o saco"
- Sensacional, não? Quem não quer descobrir isso?

E por aí vai. As buscas envolvendo putaria e afins são um capítulo à parte. Fica pruma próxima postagem.

1 de set de 2008

Winehouse internada por fumar maconha

Saiu na Folha Online:

Amy Winehouse internada por uso excessivo de maconha.

A cantora-problema notoriamente alcoólatra e usuária de heroína, crack, cocaína, ecstasy, calmantes, e por aí vai, teria sido internada com confusão mental provocada por uma maratona de 36 horas seguidas fumando a erva danada.

É realmente incrível que depois de usar tanta coisa pesada, ao ponto de ficar no estadinho da foto abaixo, ela tenha sido internada justamente por fumar maconha.


Mas como será que ela conseguiu se manter acordada durante 36 horas “relaxando”?

Só sei que ela deve estar bem votada no "Bolão Pé Na Cova".

Veja aqui também:
+ Tabaco Proibido, Maconha Liberada
+ Amy Winehouse: Que droga de racismo!
+ Gente Louca e Assombrada