8 de set. de 2009

O Anticristo X Sepultura

Lars Von Trier já tinha colocado em destaque uma mulher fragilizada em Dogville. Dessa vez, após uma forte depressão, descarregou suas angústias em O Anticristo.

O filme tem uma bela fotogafia, imagens desconcertantes e planos cheios de plasticidade publicitária. Apesar disso, Lars não deixou de lado sua característica de abusar de tomadas longas e diálogos filosóficos. Um extenso comercial barroco.

No geral o filme cumpre bem seu papel de incomodar. A edição quebrada também colabora para isso, juntamente com cenas terrivelmente desagradáveis em close.

Alguns dizem que o diretor foi apelativo e pareceu um menino mimado querendo chamar a atenção, comportamento que muitas vezes é atribuído a alguns depressivos.

Suas crises de pânico durante as filmagens serviram de estudo e inspiração para a atriz Charlotte Gainsbourg, que interpreta uma mulher perturbada no papel principal.

Veja aqui o trailer:



Uma coisa que me chamou atenção é que muito do que se vê no filme, principalmente a ligação entre corpos humanos e a floresta, cenas violentas e 'vinganças da natureza', tinham aparecido no clipe do Sepultura "Convicted In Life", dirigido em 2006 pelo brasileiro Luis Carone. Veja:

Um comentário:

juliana rolim disse...

Muito bom!