28 de set. de 2008

Tá com pressa? Vá de bike!

O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França em 1997 e desde então é realizado em várias cidades do mundo, sempre nos dias 22 de setembro. É uma maneira de incentivar as pessoas a não usarem seus sonhos de consumo em prol da harmonia pública, nem que seja apenas por um dia.

E para mostrar e comprovar com números quais meios de transporte são mais eficientes, menos poluentes e mais baratos, é realizado o Desafio Intermodal que ocorre em São Paulo há três anos. Pessoas utilizando diferentes tipos de locomoção partem ao mesmo tempo do bairro do Brooklin com destino à prefeitura, no centro. E na hora do rush.

O resultado do desafio de 2008 foi:
  1. Bicicleta: 36 minutos (de graça e sem poluir!)
  2. Moto: 1h04'
  3. Trem + Metrô: 1h41'
  4. Ônibus: 1h51'
  5. Carro: 1h51'
  6. Pedestre: 2h13'
  7. Ônibus + Metrô: 2h40'
Ou seja, há outras alternativas ao individualista automóvel. Mas as pessoas continuam comprando mais e mais carros, se fechando para o mundo lá fora e enchendo o planeta de fumaça. Solitários motorizados ocupam muito espaço nas ruas e todos saem prejudicados.

Recomendo o documentário "Sociedade do Automóvel". O vídeo é longo, mas vale a pena. Precisamos perceber como somos dependentes de um símbolo de status que é cada vez mais um tiro no pé da cidade inteira.

Veja aqui:



Veja aqui também:
+ Pedaladas Peladas na Paulista

2 comentários:

Anônimo disse...

Nem a pau que bicicleta é mais rápida que moto. Com certeza absoluta colocaram um panguá que não anda no corredor e respeita rigorosamente as leis de trânsito.

Grande abraço,

Figueiredo.

Anônimo disse...

Por isso que eu moro na Bahia...
Aqui o horário de transito (que vc leva uns 20 minutos a mais que o seu normal para chegar) é das 18 às 19 e só... e eles acham absurdo!! Inclusive já estão prometendo por aqui construir ciclovias!!