9 de jul. de 2008

O gago é pop. O gago não poupa ninguém

Lembra da nutricionista Ruth Lemos? Do fenômeno da internet "Sanduíche-iche"? Ela se confundiu toda por ouvir o som da própria voz no retorno, enquanto participava ao vivo de um programa de TV.

Agora é a vez de Solange, que aparentemente tem uma gagueira muito mais crônica, mas mesmo assim dá uma lição de cidadania num programa de rádio de Ilhéus:

11 comentários:

Rebs disse...

Parece remix de funk, meu Deusss!

Anônimo disse...

hilario....otimo!!!!!!!!!! consegui!!!!!!!!!!!! bjus

Anônimo disse...

Gagueira é foda mesmo... Tenho 16 anos e comecei a gaguejar desde os 9, depois de um acidente de carro. Ao longo da adolescência, já tive vontade de morrer diversas vezes.

Ninguém te respeita, todos te tratam com desprezo, ninguém ouve com atenção o que você tem a dizer, ninguém leva a sério suas opiniões, menosprezam sua inteligência, ficam achando que você tem algum desequilírio emocional só porque gagueja, ficam julgando sua personalidade a partir do seu modo de falar. É horrível...

Por isso é que tem horas que chego a cogitar o suicídio como uma alternativa atraente diante do inferno que virou a minha vida desde o acidente.

Piada sobre gagueira é o que não falta por aí, mas alguém sabe onde posso encontrar ajuda e solidariedade para o meu problema?

Rodolfo Mieskalo disse...

Você escreve muito bem para quem tem 16 anos! Ainda mais nos dias de hoje, com a "Geração Miguxês".

Mais surpreendente é já se referir à sua "adolescência" com tamanha distância, mesmo sem ao menos ter chegado aos 18.

Sua vida virou um inferno depois de um acidente? E você acredita que tem gente que reclama da tal "lei seca", mesmo com a diminuição de acidentes?

Use a inteligência que você parece ter e desista de resolver os problemas através do suicídio.

Para encontrar ajuda e solidariedade, tente o site www.gagueira.org.br por exemplo. Eles são especialistas no assunto.

E boa sorte, Carolzinha! Além de vontade; um ingrediente importante em qualquer tipo de tratamento.

Anônimo disse...

ahahaah!! Umas das melhores coisas que eu já vi!! O cara que colocou as imagens é gênio! E olocutor do programa um safado que ficou levando "a sério" a mulher, mas rindo por dentro. Coitada...
Muito bom!
Marcel

Anônimo disse...

Procurar conselhos para gagueira neste blog é como procurar um prefeito com integridade moral na Ilhéus da Dona Solange.

Simplesmente, me-ra-vi-gli-o-so!!!!

disse...

parece que ta bom.

Anônimo disse...

Carolzinha, sua mensagem me sensibilizou e por isso gastei um pouco do meu tempo tentando reunir para você algumas fontes de informação interessantes sobre gagueira, na esperança de aliviar um pouco sua compreensível aflição. Espero que através delas você possa encontrar a ajuda e o esclarecimento de que precisa.

Nessas horas, o melhor a fazer é encontrar pessoas que compartilham da mesma dificuldade. Segundo o site do Instituto Brasileiro de Fluência, só no Brasil há cerca de 1 milhão e 800 mil pessoas que enfrentam o mesmo problema que você enfrenta.

Portanto, Carolzinha, quando bater o desespero, lembre-se: se você gagueja, você não está sozinha.

Abaixo, os links que eu recomendaria a você e a quem mais estiver interessado em se esclarecer sobre o assunto:

O melhor site sobre o assunto em língua portuguesa

Gagueira no New York Times

Gagueira: um fenômeno mundial

Uma base neurológica para a gagueira

Rompendo o silêncio em torno da gagueira

O que causa a gagueira?

Seu texto bem articulado me permite concluir que você é uma menina inteligente e talentosa, alguém com totais condições de compensar seu déficit. Machado de Assis, o maior escritor brasileiro de todos os tempos era gago. Uma prova de que os déficits existem para revelar os talentos. Portanto, abandone de vez a idéia do suicídio. As pessoas que gaguejam precisam de gente com a sua sensibilidade para o problema e com a sua inteligência.

JULIANA disse...

fantástico!!
mais passei uma vergonha na lan house..
não dava pra controlar!!!

Anônimo disse...

Caramba! Um milhão e oitocentas mil pessoas que gaguejam só no Brasil! É muita gente, cara! Não sabia dessa informação colocada pelo visitante Rafa.

Apesar de ter dúvidas quanto a precisão da afirmação, concordo que vemos por aí muita piada sobre gagueira, mas bem pouco esclarecimento e informação sobre o assunto.

Com 1,8 milhão de pessoas esperando por ajuda, já tá mais do que na hora de o assunto ser visto a partir de outra perspectiva que não apenas a da galhofa e da ridicularização.

Marinho !! disse...

O mundo virtual tem suas peculiaridades. A carolzinha, que não parece ter o tal problema da guagueira, por algum motivo, me pareceu ser também o Tiago !

Carolzinha ser o Tiago ?!! Hermafrodita ?! Sei lá ...