14 de jul. de 2008

Paulo Francis e problemas tolos

Muitos jornalistas de hoje em dia não emitem mais tantas opiniões "autorais", daquelas em que pode informar sem ser necessariamente imparcial. Paulo Francis era assim.

Polêmico, excêntrico, imprevisível, provocativo. Acreditava que o importante era possuir informação suficiente para falar sem roteiro como e quanto quisesse sobre tudo.

Chamava o Teleprompter de "idiot box".

Apaixonado pela controvérsia, chegava ao ponto de defender opiniões que sempre criticou, só para exercitar a retórica.

Dizia que "qualquer pessoa inteligente é contraditória".

(Foto: Orlando Henriques)

Mesmo os que discordavam dele, paravam para prestar atenção em suas opiniões. Paulo Francis atirava para todos os lados. Começou como um intelectual de esquerda e morreu conservador e pessimista.

Por causa de seu jeito peculiar de falar, foi uma das personalidades brasileiras mais imitadas, ao lado de Silvio Santos e Lula.

Copiar os trejeitos e clichês sonoros é até fácil. Difícil mesmo é imitar a personalidade forte e a inteligência anárquica desse saudoso pensador brasileiro.

No vídeo a seguir podemos vê-lo mostrar que mesmo sendo um renomado jornalista, era folclórico até quando se preocupava com problemas tolos:



Não deixe de ver também o Especial da GNT sobre essa personalidade ímpar. Recomendadíssimo. Clique abaixo:

parte 01 - Introdução
parte 02 - Drogas
parte 03 - Jornalismo
parte 04 - Humor
parte 05 - Passado e Futuro
parte 06 - Discussões
parte 07 - Despedida

10 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto me lembrou o caso do Lobão. O Lobão que rompeu com a Universal, que rejeitou as megastores para vender seus cds em seu próprio site. O Lobão controverso, que "rendido" fez o acústico mtv, e quando perguntado sobre o fim de toda da sua atitude independente, respondeu que não deviam dar ouvidos ao que ele fala e fim de papo. Graaande!

Unknown disse...

Infelizmente ainda não tive o prazer de ler a autobiografia de Paulo Francis, mas, pelo pouco que conheço aprendi a admira-lo. Atitude, conhecimento e rapidez. Talvez ele tenha morrido deste modo, pessimista, por saber que nosso país, lamentavelmente, faz parte de uma engrenagem mundial e jamais seremos uma super potência. Isso é verdade por uma questão política, e não por uma razão de competência. Enquanto as pessoas não acordarem para a realidade e discutir política, Paulo Francis continuará sendo apenas um ícone do jornalismo. Talvez ele achasse melhor se todas as pessoas, ou pelo menos boa parte delas, utilizassem suas mensagens e se preocupassem com seu bairro, cidade e etc...

Assistam os vídeos dele no GNT, SENSACIONAL!!!!!!! VALE A PENA!!!

Abs.

Nayrob
www.lilianclini.com.br

Alameda Boa Ventura disse...

Vamos por partes:

1ª) Não fazeis o sacrilégio de comparar Lobão a Paulo Francis. É como comparar um bugre de praia a um fusca. O eixo pode até ser o mesmo, mas a externalização é essencial.

2ª) A "idiot box" serve para "idiot people" como se aprende em qualquer faculdade de jornalismo no Brasil. Você paga fortunas para sair o oposto da maneira que entrou. O ideal enfiado entre as pernas e a conformação enfiada no rabo e guela abaixo.

3ª) A culpa não é do sistema. A culpa não é da engrenagem. A culpa não é da teoria. A culpa é de quem a pratica. A culpa está encrustada dentro de você e de mim. A culpa é a responsabilidade que temos em saber que nada fazemos para mudar porcaria nenhuma.
Se o sistema é assim, oras, é porque nós, cidadãos, somos assim. O sistema não se fez sozinho, diferente da luz, assim como o governo e todas as outras teorias. Crer em mudanças e descrer da sua própria capacidade de contestação. Afinal mudanças não nascem das divergências entre as pessoas e sim das calamidades às quais elas estão expostas.

4ª e última parte) Acredito em Paulos Francis´s e detesto Williams Bonners. O jornalismo é uma falcatrua, uma pilantragem decorada com plumas e paitês. Vista a sua fantasia mais horripilante e espalhe a sua versão dos fatos, assim é o jornalismo.

JULIANA disse...

muito bom!!!
Com certeza descobri de onde vc tirou o seu famoso e enfático:
- PUTA QUE O PARIU!!!
adorei!

Anônimo disse...

Ricardo,

Não comparei o Lobão ao Paulo Francis. Simplesmente me lembrei da atitude controversa dele quando li a frase "toda pessoa inteligente é contraditória", citada no post. Achei o caso ilustrativo e fiquei com vontade de comentar.

Cachorro que Late disse...

"Maconha não dá nada, já fumei maconha 200 mil vezes" (Paulo Francis).

Nayana disse...

Ele é muito genial....

Poxa e eu sou super contraditória, sou inteligente??

eeeeeeeeeee

Alameda Boa Ventura disse...

O Paulo Francis usa um pega-rapaz!

Anônimo disse...

Não gosto dele ! Muita pompa e pouca coisa boa produzida ...

Aahh... antes de me chingar, vá tomar uma água.

Anônimo disse...

Não podemos superdimensionar o Paulo Francis.
O fato é q Paulo Francis foi um jornalista megalomaníaco, no mau sentido.
A imagem q se tem hj de Paulo Francis, é de imparcialidade, improviso e pasmem, para alguns até genialidade, o q é um exagero.
Para o autor desse tópico, digo q Paulo Francis Paulo Francis equivocadamente insistia plagiar Joyce e todos os seus pensamentos, se o bloggeiro aqui não conhece, é bom pesquisar um pouquinho...
Para completar e finalizar.. Um paralelo q pode ser feito atualmente é com a versão feminina de Paulo Francis: Soninha. Pessoa de atitudes medíocres, decisões políticas equivocadas e ainda pior como jornalista!