2 de jul. de 2008

São Paulo tipo exportação

A cidade de São Paulo é um dos principais destinos turísticos do Brasil e vem aumentando sua representatividade no cenário mundial nos últimos anos. A capital do Estado que tem o PIB equivalente ao da Argentina está ficando cada vez mais conhecida mundo afora, inclusive por quem sempre pensou que nosso país se resumia ao Rio de Janeiro.

Até mesmo filmes hollywoodianos como "Sinais" ou "Eu Sou a Lenda", por exemplo, já citam São Paulo quando querem se referir a importantes metrópoles abaixo da Linha do Equador.

Para divulgar ainda mais a cidade no resto do planeta, a São Paulo Turismo lançou uma campanha mundial intitulada "São Paulo: Todas as Cidades do Mundo". Veja a propaganda aqui:



A campanha, como toda peça publicitária, valoriza os atributos da cidade. É óbvio que não cita os defeitos. Morar em São Paulo é um desafio diário. O lugar tem problemas em quantidades faraônicas, mas também é interessantíssimo, com coisas sensacionais acontecendo o tempo todo.

Eu prefiro adaptar meu olhar ao máximo para enxergar diariamente a cidade o mais próximo possível desse vídeo, que apesar de ser "publicitarião", não deixa de mostrar coisas que realmente existem. Faço como o baiano Tom Zé, que adora “viajar parado” na metrópole que ele homenageou em 1968 com a música "São, São Paulo Meu Amor" dizendo: “...com todo defeito, te carrego no meu peito!”



Depois de uma visão publicitária e outra musical dessa cidade irresistivelmente caótica, recomendo também o vídeo abaixo, que traz um olhar jornalístico, mas igualmente belo e intenso:



E você, o que acha?

3 comentários:

Unknown disse...

São Paulo é sensacional, adoro esse lugar, minha terra, meu espaço, é o lugar onde nasci. Aqui tem de tudo mesmo, e o melhor, TUDO 24 horas!!!

Nenhum outro lugar do mundo é assim!!!

Gostaria que a cidade fosse menos perigosa, o centro de São Paulo é o lugar mais bonito de todos, principalmente a noite. Infelizmente, como toda parte central da cidade, é sempre uma zona.

Temos que lutar por um futuro melhor, por um desenvolvimento melhor e, acima de tudo, mais educação.

Abraços e Parabéns Rodolfo!!!

Nayrob
http://lilian-pv.blogspot.com/

Rebs disse...

Já tinha visto esse video na TV a cabo e gostei bastante. Pena que os comentários no YouTube são muito irritantes (por que eu insisto em ler os comentários?).

Marina Franciulli disse...

Ah,tô tão cansada do caos daqui que nem sei viu?!
Acho que voltarei a amar incondicionalmente SP quando passar um tempo longe...