1 de jul. de 2008

Tabaco proibido, maconha liberada

Deu no UOL VIAGEM (!):

A Holanda vai proibir o consumo de tabaco nos famosos coffe shops; aqueles cafés onde a venda e o consumo de maconha são permitidos.



Isso para seguir uma tendência mundial de repressão ao consumo de tabaco, principalmente em lugares públicos e fechados. Medida que eu, particularmente, acho muito bem vinda. Cigarro fede e faz mal às pessoas que estão por perto, mas não estão interessadas em inalar nicotina.

São 4,9 milhões de mortes relacionadas ao cigarro por ano. O consumo de tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo atualmente. Nenhum produto comercializado é tão perigoso e mata tanta gente.

Ou seja: o cigarro faz mais mal que maconha. Além do poder de vício da nicotina se comparar ao da heroína, como foi publicado na edição 172 da revista Superinteressante.

Clique na capa para ler o texto:



O fato da Holanda permitir o consumo de maconha acabou com o comércio ilegal e reduziu a criminalidade no país. E quem frequenta coffe shops entra nesses ambientes consciente de que vai se expor à fumaça de maconha, portanto tem o poder da escolha. Já os que não fumam cigarro contam apenas com o bom senso de terceiros em locais fechados. Com a nova determinação, os estabelecimentos que quiserem liberar o consumo de tabaco, terão que criar áreas fechadas específicas para isso.

Mas como a maioria das pessoas que frequentam os coffe shops costuma misturar maconha e/ou haxixe com tabaco, há um dilema mais denso do que "fumaça maluca" no ar: o uso de maconha liberado, mas o de cigarro não. Misturar os dois não pode mais.

O que será que o Selton Mello acha disso?

8 comentários:

Anônimo disse...

é interessante. assim parece que o resto do mundo discute coisas banais..rsrsr.

Unknown disse...

Droga é uma merda, maconha é uma merda, cigarro é uma merda. Sou quadrado mesmo, foda-se.

Vão ver como é uma Red-Zone em Amsterdam, lamentável.

Ao invés de se drogarem, essa turma deveria participar mais da política e resolver o problemas do mundo.

Estou cag..... e andando pras Drogas, p... na bunda!!!

Já perdi um amigo por causa delas, isso me dá um ódio danado. Se nós não nos preocuparmos com a educação desse país e escolhermos bem quem serão nossos representantes, no futuro acharemos que um roubo de toca-fitas é um hábito normal de que passa por dificuldades.

Abraços

Anônimo disse...

Estive em Amsterdam recentemente... cheguei no coffe shop e pedi um BASEADO de SKUNK ja pronto. Legal... o rapaz me deu um cone... quando eu ascendi e traguei minha garganta pegou fogo...devido a merda do tabaco. Comprei mais umas gramas de White Widow enrolei e fumei tranquilamente em outro coffe shop o BABA CAFÉ (recomendo)... mas realmente o ar estava empreguinado de nicotina. O Tabaco é uma merda... cada um com a sua opniao... mas pra mim a maconha é uma planta sagrada..e poderosa...alem de linda, cheirosa entre outras qualidades q ela possui. Bom é isso... NAO AO TABACO !!!

Plante seu proprio cannabis e desfrute do poder

JULIANA disse...

Eu sou a favor da liberação da maconha no Brasil, pelo menos as pessoas poderiam plantar sua própria maconha e não precisariam comprar nas mãos de traficantes, por onde corre tanto sangue!

Anônimo disse...

Os holandeses são famosos por quebrarem regras, transarem em público e roubarem navios franceses.

Oras, mas por quê diabos estou lembrando disso? Ah sim, a proibição do tabaco. Coisa de pirata.

Enquanto isso no Brasil um bombom de licor dá cadeia e fumar em lugar fechado é restritamente proibido. Qual a relação? Nenhuma. Só para traçar um paralelo entre os absurdos propostos.

Ah, um lembrete, drogas não matam, pessoas se matam quando as usam equivocadamente, isso sim. Assim como usar o evangelho de maneira fanática, tylenol exagerado e óculos escuro no volante em plena madrugada.

Pessoas com ódio são aquelas que impõem regras ousadas e um tanto quanto ditatoriais. Pelo menos na época da ditadura o bagulho era muito melhor, pelo menos é o que dizem as boas línguas, porque as más estão ocupadas, nesse exato momento, traçando planos para acabar com a sua liberdade.

Marina Franciulli disse...

E eu vi gnomo...

Anônimo disse...

para ler ouvindo: bob marley

Cultura Divinal disse...

Respeitar o mandamento de não matar, que Jesus não quis dizer assassinar, é não proibir nada, apenas tudo que leva a pessoa ficar doente e que pode matar com o tempo, deve ser controlado pelo governo e principalmente pelo Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde deixa as máfias dos refinados, dos híbridos e dos que destroem a natureza como se não prejudicasse a saúde humana. E nada fazem para impedir o consumo de tóxicos e das químicas que utilizados sem saber, são contra o mandamento de não matar.