26 de jun. de 2008

Censuras Legais

Cada vez mais órgãos de imprensa estão sendo proibidos de publicar reportagens e recebendo multas por noticiar fatos que contrariam o interesse de pessoas ou grupos. Tudo isso com o amparo da Justiça, que vem acatando a processos e punindo os mais diversos meios de comunicação.

Uma simples busca no Google demonstra isso.

Às vezes juízes chegam até a impedir a veiculação de matérias ainda não publicadas. Algumas são classificadas por advogados que defendem interesses dos “noticiados” como “denúncias sem fundamento”, por exemplo.



Recentemente a Igreja Universal usou seus fiéis para mover ações orquestradas contra jornais e jornalistas para impedir a publicação de notícias sobre o enriquecimento de seu império. Fiéis de vários Estados abriram processos ao mesmo tempo, com argumentos idênticos: se sentiram caluniados ao lerem reportagens com denúncias sobre a duvidosa igreja. Ironicamente, um juiz decretou que a onda de processos era de “má fé”.

Mesmo amparada por lei, censura nunca pode ser legal. Intimidação de jornalistas e meios de comunicação impedidos de dar notícias representam um retrocesso e uma ameaça à liberdade de informação no Brasil.

Para quebrar o gelo sem sair do assunto censura, aqui vai um divertido clipe do "Brighton Port Authority", novo projeto de Fatboy Slim. A música chama-se Toe Jam e conta com a participação de David Byrne, ex-vocalista do Talking Heads.

O vídeo mostra um monte de gente tirando a roupa, com brincadeiras visuais sendo formadas com tarjas de censura:



Veja aqui também:
+ "Censura" por "Censura...

7 comentários:

Anônimo disse...

Bem lembrado.....Gostei... Aliás dá uma pauta para seu programa....
beijos

Simara

febre disse...

sou totalmente contra qualquer forma de censura

Unknown disse...

Censura nunca foi solução pra nada, censura deve ser realizada pelo próprio espectador. Infelizmente, o espectador Brasileiro se nivela por baixo, pois é ignorante e não tem dinheiro. Assim, desencadeia-se uma série de atos inócuos e não efetivos.
Se houvesse, realmente, investimentos na educação de base pública, remunerando melhor os professores, oferecendo materiais de qualidade para as crianças e, paralelamente, o fomento desburocratizado nas pequenas e médias empresas nosso dia a dia seria bem diferente. O consumidor deve se nivelar por cima, com questionamentos, com fundamento e propriedade.
Realmente inúmeras ações são apresentadas em juízo todos os dias, muitas delas motivadas por uma questão sentimental muito grande, mas sem razão alguma.
Se nós, povo Brasileiro, não exercer a cidadania e patriotismo todos os dias e, principalmente, em periodo eleitoral, pesquisando e questionando o candidato escolhido, nada será alcançado. O Político (vereador, deputado, senador, prefeito, governador e presidente) tem o poder para efetuar a mudança que nós desejamos. Se não participamos ativamente da política do nosso bairro, cidade e país, infelizmente, não poderemos mudar nada. Gandhi já dizia: "Se queres mudar o mundo, comece pelo seu quintal". A maioria de nós não faz lição de casa, escolhe os representantes pelo carisma e não pelo que ele pode oferecer.

Alias, alguém aqui se lembra pra quem votou para vereador nas últimas eleições? 30% se lembra, o resto nem escolheu um.

Acho q é isso.....

Abraços

Anônimo disse...

As recentes censuras observadas na imprensa brasileira, como a que ocorreu com o "Jornal da Tarde" em 25/06/2008, tem suscitado a questão do confronto entre os direitos de liberdade de imprensa e proteção à honra e à imagem (incisos IX e X do art.5 da CF/88).

Não é preciso formação jurídica para entender que ambos são muitas vezes conflitantes, o que não impede, contudo, sua conciliação.

Se assim não fosse, niguem noticiaria o evento vexatório do Ronaldo com os travecos no Rio do Janeiro. Ninguém duvida da mancha à imagem do Ronaldo que o caso trouxe, a tal ponto que seus contratos publicitários foram atingidos(salvo engano, a TIM chegou a rescindir o contrato).

Enfim, espero que as recentes decisões constituam apenas casos pontuais, não traduzindo uma nova realidade de censura que tanto nos atormeu há alguns anos.

Aliás, quem gostar do tema, segue aí a dica: http://www.editoras.com/renovar/0234.htm

Anônimo disse...

Por falar em censura, o que vc acha dessa tolerância zero para os motoristas que beberem? Não soa um pouco exagerado? Não parece mais uma vez um espaço onde vai prevalecer a "lei do mais forte", abrindo caminho para propinas por parte daqueles que podem pagar e que, normalmente, são os que dirigem da maneira mais inconsequente? (jovens "playboys" saindo das baladas, p.ex.)Acho que merecia um tópico no seu blog... Antes que o assunto esfrie, depois de uma má sucedida tentativa de fiscalização em que um ou dois serão presos ou multados exemplarmente, e caia em esquecimento...
Ah, sempre leio o seu blog!
Bjo.

Unknown disse...

cafa no maior style, (sim , vc mesmo!). recentemente houve matéria publicada na folha da tarde, hum... algum jornal da agencia estado, que foi censurada, (á, sim, lembrei! do crm...) dê uma olhada. inimaginável nos dias de hj, não?????

bjssss

pati

Cachorro que Late disse...

rs..de "má fé" é ótima!