3 de jun. de 2008

"Rock In" Onde?

O Rock In Rio surgiu em 1985 e colocou não só o Brasil, mas a América do Sul inteira no mapa dos grandes festivais do mundo. Atingiu na sua primeira edição um público equivalente a 5 Woodstocks e trouxe para o Hemisfério Sul nomes como Queen, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, AC/DC, entre outros.

Foi na época do primeiro Rock In Rio que o Freddie Mercury tirou um barato com a Glória Maria na sacada do hotel Copacabana Palace:



Em 1991 aconteceu o Rock In Rio II, que brindou a audiência com apresentações de grupos como INXS, Santana, Guns N'Roses, Sepultura, etc.

No fundo era incrível. O rock de reconhecidos nomes internacionais invadindo uma das cidades mais bonitas do mundo, de povo alegre, festeiro e receptivo. Até o logotipo do evento era favorecido pela fácil associação do desenho da América do Sul estilizado no formato de uma guitarra.



Mas veio o ano 2001 e parte do peso do nome "Rock in" foi deixado pra trás, através da presença de artistas como Daniela Mercury, Fernanda Abreu, Carlinhos Brown, 'N Sync, Britney Spears, Sandy & Junior e por aí vai.

Aí então o fanfarrão empresário Roberto Medina, criador do festival, lançou em 2004 o Rock In Rio - Lisboa, que se repetiu em 2006 e 2008. Para completar, tivemos também nesse ano o Rock In Rio - Madrid.



Não é ridículo um festival da importância do Rock In Rio manter uma incoerência tão grande, do nível de erro gramatical, já no nome?

Não era mais tão "Rock" fazia um tempo, e ultimamente nem "Rio" é mais! Eles poderiam batizar o festival como "In" apenas. Ou simplesmente usar a identidade visual e "editorial" do evento, adaptando a localização no nome.

"Rock In Lisboa" e "Rock In Madrid" soariam muito melhor e não deixariam de remeter à marca que ficou conhecida por seu valor cultural e histórico.

Néam?

3 comentários:

Marina Franciulli disse...

Fora que pode ter Rock in Rio - São Paulo! (serei bairrista e não concordo NUNCA com esse nome)
E acho justo, digno e aceito que tragam "boy bands
, ex-princesa-do-pop-cantora-problemas, axé-que-se-acha-mpb e o que mais quiser... A zona começa no nome, né não?

E viva a terra de ninguém! (até mesmo festivais sem identidade)

Anônimo disse...

Eu sou a favor de ir acumulando os nomes. Que tal seria Rock in Rio Lisboa Madrid in São Paulo?
Ivan

Anônimo disse...

Acho que o pessoal não sabe pq o festival virou Rock in Rio - Lisboa. Uma absurda questão política levou o maior festival de Rock para longe da américa do sul. E por questões políticas vc não acha que uma alfinetada pelo nome seria uma boa?