3 de jun. de 2008

"Cinema de Bordas" e Inclusão Digital

A Universidade Anhembi Morumbi realizou na semana passada a mostra Nas Bordas do Cinema Brasileiro, com produções cinematográficas artesanais realizadas por autodidatas.

Com a tão falada "inclusão digital", mais gente passou a conseguir realizar produções audiovisuais. Algumas com mais, outras com menos qualidade. Várias fizeram sucesso por abordarem temas regionais e levarem sotaques e costumes de um povo para o mundo mágico do cinema. Outras caíram na graça do público justamente por serem engraçadas e toscas.

Não precisa ser um profissional de Comunicação para rachar o bico com algumas produções geniais que pipocam na internet todos os dias. Como por exemplo, nosso amigo André Amorim, que faz um programa "jornalístico" bizarro com uma Web Cam ruim, um microfone de má qualidade, um programa de edição amador e um resultado sensacional:



Algumas coisas divertidas para reparar nesse vídeo:

- ele apenas lê o site do Jornal O Dia, incluindo as promoções e propagandas;
- devem ter falado que ele tinha "voz de locutor" e ele acreditou;
- este homem tem o talento nato para recitar poemas;
- essa é a edição nº 441! Imagina quanto tempo ele já perdeu com tudo isso?
- ele mesmo dispara as trilhas do próprio computador, incluindo o sensacional sampler "Brasil-il-il!"
- tem um "J.A.A." mal feito colado na porta do armário das Casas Bahia;
- não tenho o que falar sobre os créditos finais;

Tem quem acredite se tratar de uma campanha viral e pouco ortodoxa do próprio Jornal O Dia. Eu acho que é apenas mais um doido usando os milhões de bytes disponibilizados diariamente pelo You Tube para produzir e armazenar bizarrices.

O que você acha?

4 comentários:

Anônimo disse...

Sou contra a inclusão digital. Tem que tem que ter um mínimo de educação(cultura) e bom senso para utilizar este veículo poderosíssimo de comunicação. Senão vira um difusor de ignorância.

Anônimo disse...

Ignorante é esse pseudo-intelectual aí de cima. Todos tem direito à informação e à tecnologia. Inclusive a internet é um excelente meio de se propagar a cultura, seu sabichão.

Anônimo disse...

Acho que esses dois aí de cima sofrem de esquizofrenia.

Bom, no meu caso, tenho a opinião dividida. Acho que tem seus prós e contras.

André Luis Alves de Amorim disse...

Puxa,obrigado por citar em seu exemplo o meu jornal.

Valeu mesmo!

Edições do JAA
- no You Tube
- no Orkut (comunidade Jornal André Amorim)
- no Blogger - www.jornalandreamorim.blogspot.com
- no Twitter - www.twitter.com/andreluisamorim

Abração de:
André Luis Alves de Amorim
Penha Circular
Rio-RJ