Vez ou outra surgem inovações técnicas e/ou novas linguagens artísticas que passam a ser copiadas à exaustão. Ainda mais quando essas novas tendências (reciclagens de idéias antigas ou não) marcam época.
Atualmente existe uma leva de videoclipes que pega carona no sensacional "D.A.N.C.E" da dupla francesa Justice:
Uma idéia relativamente simples, mas muito bem realizada: animações de palavras, símbolos e desenhos nas camisetas em movimento aparecendo perfeitamente sincronizadas com a letra da música e o vídeo, que levou o Justice ao estrelato.
Desde então o clipe virou referência estética. A propaganda brasileira do Tim Festival do ano passado, por exemplo, foi totalmente inspirada nele:
O rapper Kanye West, ao perder o prêmio de melhor clipe para o Justice no MTV Europe Music Awards 2006, subiu no palco, tomou o microfone da mão deles e disse que seu clipe de "1 milhão de dólares" merecia ter ganho, copiou a fórmula (e até o estilo das letras) no vídeo "Good Life":
O elogiado cantor pop Mika também pegou carona na tendência com a simpática e divertida Lollipop:
E depois de um polêmico (e na minha opinião sem graça) clipe em que cidadãos e turistas de Paris são agredidos, o Justice bebeu na própria fonte e fez mais um vídeo bacana usando as palavras e expressões das letras como estrelas principais:
3 comentários:
Antes deles veio a Pop Art
Sim, sem dúvida!
E antes da Pop Art vieram a garrafa de Coca-Cola, a Marilyn Monroe, a Sopa Campbell, etc.
São aqueles eternos ciclos da vida e da arte que vão e voltam.
Nesse caso preferi falar especificamente sobre videoclipes e uma tendência recente ("reciclagem de idéias antigas ou não", como eu disse) no universo dos vídeos musicais.
ainda bem que a lei do kassab não atinge videoclipes...
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